Tonalizante estraga o cabelo? Descubra aqui!
Renovar o visual e modificar a cor do cabelo aumenta a autoestima de qualquer mulher. Muitas utilizam tonalizantes por causa do preço acessível e da facilidade de aplicação, mas será que o tonalizante estraga o cabelo? É o que vamos descobrir neste texto.
Vamos entender melhor as características dos diferentes processos de tintura, mostrar qual a melhor forma de colorir sem danificar os fios e descobrir quais as vantagens e as desvantagens desses produtos para conseguir escolher o que queremos com mais segurança. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é tonalizante e o que o difere da coloração permanente?
O tonalizante é como se fosse uma “maquiagem” para o cabelo. Ele vai dar tonalidade e brilho. Por ser uma maquiagem, ele é superficial e, portanto, tem pouca interação com a fibra capilar. Isso porque não contém amônia, que é uma química mais nociva aos fios. Essa é a maior diferença desse produto para a coloração permanente.
O tonalizante não mexe na estrutura do fio, diferentemente da coloração, que retira a cor natural para inserir uma nova. Alguns tonalizantes utilizam água oxigenada, mas com uma baixa volumagem, que também não consegue penetrar na fibra capilar. A desvantagem é que, por ser mais superficial, o produto vai perdendo a cor aos poucos e precisa ser reaplicado. Mas ele não sai totalmente, apenas vai desbotando.
Por ser menos profundo, o tonalizante não consegue clarear muito os fios, ele só vai modificar o tom — ele pode transformar a cor castanho escuro em um castanho claro, mas não em um loiro. Como ele dá brilho, muitas vezes, pode aparentar estar mais claro, mas não vai modificar a matiz. É mais fácil escurecer o tom do que clareá-lo, por isso o produto é muito eficiente para cobrir os fios brancos temporariamente.
A maioria das marcas tem uma imagem na caixa mostrando como ficará o tom após a aplicação, em comparação com a cor natural. Quanto mais clara for a cor natural, mais intensa ficará a cor. Sempre olhe essa referência para evitar que a tonalização não tenha o efeito desejado, ou pergunte a um atendente que possa dar essa orientação.
Será que tonalizante estraga o cabelo?
É claro que um cabelo tonalizado não será mais virgem, ou seja, sem nenhuma química. Mas, sabendo escolher o produto certo e mantendo os cuidados necessários, a mudança será mínima e o fio pode se manter forte e com ótima aparência.
O primeiro cuidado é escolher uma boa marca. O produto deve oferecer nutrição e hidratação para os fios em sua formulação. Leia a embalagem e dê preferência a ingredientes naturais na composição.
Confie mais em marcas que tenham linhas de produtos de tratamento, porque isso significa que elas têm conhecimento no assunto e, provavelmente, inserem esse know-how em todas as suas linhas de produtos.
Itens de boas marcas deixam o cabelo nutrido e hidratado. Quando utilizamos um produto de boa qualidade, percebemos claramente a maciez com o simples toque e também a aparência mais brilhante após o uso. Depois da tonalização, é recomendado manter cuidados de limpeza e hidratação. É preciso utilizar bons shampoos e condicionadores, sempre de acordo com o tipo de cabelo.
Quando você perceber que os fios estão ressecados, deve fazer algum tipo de hidratação, pois mesmo os virgens precisam de cuidado. O tonalizante estraga o cabelo tanto quanto a poluição, o secador, o cloro da piscina e todas essas coisas que nós sabemos que o danificam.
Então, basta manter os cuidados de sempre. Quem já fez outra química no cabelo, o ideal é que faça um teste de mecha, para verificar possíveis incompatibilidades. Após o teste, se a mecha não danificar, pode usar o tonalizante sem problemas, mas deve ter um cuidado redobrado, principalmente se os fios estiverem muito fragilizados. De preferência, você deve consultar um profissional antes, e, se ele achar necessário, deve fazer um tratamento de preparo para a tonalização.
Como aplicar o tonalizante?
Se você quiser aplicar o produto em casa, é bem simples e, com a prática, você consegue até aplicar sozinha. Nas primeiras vezes, peça ajuda a uma amiga ou a um parente. É preciso apenas se certificar de que o produto foi espalhado em todo o comprimento, da raiz até as pontas, na frente e atrás — e é para a parte de trás que provavelmente você precisará de mais de ajuda.
Normalmente, o tonalizante é aplicado nos cabelos úmidos, e é melhor se eles não estiverem muito limpos. É recomendado comprar um pincel especial para a tintura, que é fácil de achar e barato. Isso vai ajudar bastante no processo e garantir um bom resultado. Ele tem uma ponta na parte de trás que ajuda a separar os fios para alcançar a raiz.
Os tonalizantes vêm com uma emulsão e com o creme colorante separados, bastando juntar os dois, misturar e aplicar. A maioria vem com um frasco com bico aplicador, mas não faz muita diferença se ele não vier, pois basta fazer a mistura num potinho não metálico e colocar o produto no cabelo com o pincel. Alguns vêm com um tratamento para utilizar depois da aplicação e outros têm até um produto de pré-uso para aplicar antes e ajudar no preparo.
Para fazer a aplicação, primeiro, é preciso passar o tonalizante na raiz e, depois, puxar o excesso para o comprimento com um pente ou um pincel. Divida em mechas, passe primeiro de um lado; depois, do outro, e após, atrás. Faça “caminhos” no couro cabeludo na direção horizontal. Comece de cima para baixo. Depois, basta seguir a instrução de tempo que vem na embalagem, enxaguar bastante para tirar todo o produto e finalizar com o hidratante.
Sempre use luvas. Se o par não vier na embalagem, compre-o separado. Também proteja as roupas e o chão. E, principalmente, cuide para não cair produto nos olhos. Caso caia, lave-os imediatamente com água. Verifique as instruções sempre antes de usar.
Talvez o mais difícil seja escolher a cor, porque são muitas as opções, mas isso significa que podemos variar quando tivermos vontade. Se o tonalizante estraga o cabelo, não é de forma profunda e muito menos permanente. Na verdade, se você utilizar um bom produto, a coloração pode deixar o cabelo mais bonito e brilhante. Para isso, veja qual oferece nutrição e hidratação com ingredientes naturais.
Este conteúdo foi útil? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar as próximas publicações. Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!