Guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro
Os cabelos loiros estão sempre em alta e todos os anos eles são tendência, independente do tom ou tipo de mechas escolhidos.
Mas, apesar de fazer a cabeça de muitas mulheres, deixar os cabelos loiros acaba se tornando um desafio quando o assunto é cuidado, especialmente diante dos processos químicos existentes.
Com todas as etapas possíveis para chegar ao loiro dos sonhos (descoloração, tonalização ou coloração) é comum que os fios fiquem fragilizados e necessitem atenção.
Pensando nisso, criamos esse guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro. Confira!
Cuidados antes de fazer o clareamento
Ao falar de cuidados com o cabelo loiro, é importante salientar que não é só após o clareamento que requer atenção.
Antes de realizar o procedimento, são necessários alguns tratamentos e precauções para que os fios estejam saudáveis e aptos a receberem a química.
Faça um teste de mecha
O teste de mecha é um dos passos principais a serem tomados antes da realização de qualquer procedimento químico. É ele quem garante que o cabelo está saudável e receberá os produtos aplicados, sem ocorrer o corte químico posteriormente.
No caso do cabelo loiro, o teste de mecha consiste em pegar uma mecha de cabelo e aplicar os produtos pelo tempo determinado. Se os fios aguentarem a química, e se mantiverem saudáveis, significa que o cabelo está apto ao clareamento.
Mantenha uma rotina de cuidados
Para o cabelo aguentar o procedimento, sem sofrer o corte químico ou ficarem fragilizados, é necessário que ele esteja saudável.
Para garantir isso, uma dica é criar uma rotina de cuidados com os fios que comece ao menos um mês antes do clareamento.
Ele pode ser criado de acordo com a necessidade dos fios ou estabelecer uma rotina indicada para todos os tipos de cabelo.
O ideal é munir o cabelo de todos os nutrientes, então, intercale entre os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as necessidades do seu cabelo. Assim, ele ficará preparado para o processo de clareamento.
Saiba o tempo de espera para retocar
É comum que as loiras queiram retocar a raiz assim que o primeiro dedo de cabelo escuro aparece.
Mas, o ideal é esperar ao menos três meses para isso – esse é o tempo que leva para o cabelo se recuperar do procedimento químico anterior, seguindo os cuidados necessários.
Caso o retoque seja realizado em um período menor que o ideal, o cabelo pode estar fragilizado e não aguentar os produtos, sofrendo um corte químico.
Outra dica importante é estar sempre atento aos produtos utilizados no clareamento. Marcas de baixa qualidade acabam agredindo ainda mais o cabelo, podendo provocar diversos danos, como quebras, ressecamentos e, até mesmo, deixar os fios manchados.
Cuidados após fazer o clareamento
Você foi lá e fez todos os cuidados antes do clareamento, realizou o procedimento, está com o cabelo loiro e bonito. Mas, surge uma dúvida: e agora?
Assim como existem precauções que devem ser tomadas antes do clareamento, o pós também requer atenção em certas ações. Abaixo, explicamos um pouco sobre os cuidados pós-clareamento.
Use produtos para cabelos pós-química
Um ponto importante é dar atenção aos produtos que você utilizará depois de fazer a química.
O ideal é usar produtos específicos para pós-química, eles são desenvolvidos com ativos que ajudam a repor as propriedades perdidas e prevenir danos futuros.
Neste momento, o cabelo precisa de muito cuidado, então, além das lavagens de costume com shampoo e condicionador, não esqueça de usar uma máscara de tratamento pós-química, uma ou duas vezes na semana.
Caso perceba que os itens não proporcionam o cuidado necessário para o seu tipo de cabelo, pode alternar entre os usos, assim, os fios recebem a atenção necessária tanto pela pós-química quanto pelo tipo de cabelo.
Evite água quente
A água quente é um dos maiores vilões dos cabelos. A alta temperatura da água remove a hidratação natural dos fios, abrindo as cutículas e os deixando ressecados, além de causar efeito rebote em cabelos oleosos.
O recomendado é sempre lavar os cabelos com água morna ou fria.
O efeito rebote acontece quando a água, em alta temperatura, remove os óleos naturais presentes nos fios e couro cabeludo.
Assim, o organismo entende que é necessário produzir mais oleosidade para compensar a perda, fazendo com que os cabelos fiquem ainda mais oleosos.
Facilite o desembaraço do cabelo
Uma das maiores reclamações de quem tem cabelo loiro é a grande quantidade de nós que se formam, especialmente com os fios molhados.
Ao pentear cabelos muito embaraçados, o pente ou a escova, quando usados de maneira errada, pode provocar a quebra das madeixas.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você desembarace os cabelos durante o banho, enquanto ainda está com condicionador, seja com os dedos ou um pente de dentes largos.
Caso não goste, tenha dificuldades ou, ainda assim, prefira desembaraçar após o banho – o ideal é aplicar um creme de pentear para facilitar e evitar a quebra dos fios.
Deve-se aplicar uma pequena quantidade, do tamanho de uma moeda de 5 centavos, em todo o comprimento, evitando a raiz.
Considere seu tipo de cabelo
Apesar do procedimento de clareamento do cabelo sensibilizar os fios, é necessário considerar o tipo de madeixa na hora da lavagem.
Isso porque cada tipo requer atenção às características e necessidades, individualmente.
Como, por exemplo, quem tem o cabelo liso ou ondulado e mais oleoso, o recomendado é aplicar condicionador em menor quantidade e evitar a raiz.
Já as madeixas com características mais ressecadas, como acontece com cacheadas e crespas, o ideal é concentrar a maior parte do produto nas pontas e distribuir o que sobrar na raiz dos fios.
Esses tipos de cabelo também necessitam de cosméticos específicos e com ativos mais hidratantes.
Siga um cronograma capilar
Procedimentos como descoloração e coloração tendem a sensibilizar os fios deixando-os fracos e quebradiços.
Para restaurar a saúde do cabelo são necessários alguns cuidados para repor todos os nutrientes essenciais ao fio.
Uma dica para isso é fazer um cronograma capilar, que consiste em montar uma rotina de tratamentos de acordo com a necessidade de cada cabelo, intercalando entre hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidratação
A hidratação consiste exatamente no que o nome diz: devolver a água. Para isso são usadas máscaras de tratamentos produzidas com ativos hidratantes, como mandioca, pantenol, tutano e açúcares.
O tratamento pode ser aplicado em casa e de maneira simples. A seguir, criamos um passo a passo explicando como fazer.
- 1º passo: lave o cabelo com um shampoo de sua preferência. É necessário seguir esse passo para abrir as cutículas dos fios e, assim, absorver melhor a máscara.
- 2º passo: remova o excesso de água com uma toalha e divida o cabelo em mechas. Aplique a máscara de hidratação escolhida em todo o comprimento do cabelo, em todas as partes.
- 3º passo: deixe o produto agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem. Para potencializar o efeito do tratamento, use uma touca térmica.
- 4º passo: após o tempo de espera, remova o produto enxaguando completamente. Assim que retirar todo o produto, aplique um condicionador para fechar as cutículas.
- 5º passo: finalize como preferir.
Nutrição
O tratamento de nutrição consiste em devolver todos os nutrientes perdidos com o clareamento, cabelos desnutridos ficam ressecados e com aparência opaca.
Para isso, é indicado o uso de óleos vegetais, como de coco, oliva e argan no cabelo. O produto pode ser aplicado nos fios de duas maneiras: misturando com uma máscara ou fazendo umectação capilar.
A umectação nada mais é do que uma nutrição a partir da aplicação direta de óleos vegetais nos cabelos. É muito simples e, abaixo, explicamos como funciona.
- Passo 1: aplique o óleo vegetal de sua preferência em todo o cabelo.
- Nesse caso é melhor fazer com o fio sujo para melhor absorção.
- Passo 2: aguarde ao menos 30 minutos com o produto nos fios. Caso prefira, pode aplicar o óleo à noite e retirar assim que acordar.
- Passo 3: após o período de espera, remova o produto dos fios lavando normalmente, usando shampoo e condicionador.
- Passo 4: finalize como preferir.
Reconstrução
Nosso cabelo é basicamente estruturado pela proteína queratina e, ao realizar um procedimento químico, parte dessa substância é perdida, sua ausência deixa os fios enfraquecidos, sem elasticidade e quebradiços.
A reconstrução é um tratamento que tem como objetivo reconstituir a queratina capilar, através de ativos ricos em aminoácidos e proteínas que devolvem a integridade dos fios.
Ela pode ser feita com uma máscara de reconstrução, seguindo os mesmos passos da hidratação, ou com queratina líquida como vamos ensinar a seguir.
- 1º passo: lave o cabelo ao menos duas vezes com um shampoo reconstrutor e, em seguida, remova o excesso de água.
- 2º passo: separe o cabelo em mechas e aplique a queratina líquida em todo o comprimento dos fios. Logo após, penteie todo o cabelo para distribuir bem o produto e aguarde 20 minutos.
- 3º passo: aplique uma máscara reconstrutora nos cabelos por cima da queratina, sem removê-la. Espere mais 10 minutos.
- 4º passo: após o tempo determinado, enxágue o cabelo completamente. Aplique um condicionador de reconstrução.
- 5º passo: finalize como preferir.
Cuidados para manter o loiro
Com os danos que podem ser causados pelo processo químico de clareamento, é comum que os fios fiquem fracos, com pontas duplas e alterem a cor no decorrer do tempo.
Como comentado acima, para evitar esses problemas, alguns cuidados são necessários ao longo do dia, como o uso de protetores térmicos, matizadores e evitar o uso de aparelhos de altas temperaturas.
Faça uso de protetores térmicos
Um dos principais cuidados que devem ser tomados diariamente com o cabelo loiro é uso de protetores térmicos e solares.
Os protetores são produtos que servem para proteger os cabelos, minimizando os danos causados pela ação dos agentes externos.
Ele cria uma capa de proteção em volta dos fios que funciona como uma barreira, minimizando os danos causados pelo calor do secador, chapinha e babyliss, raios solares, poluição e outros agentes externos.
Pode ser encontrado em vários formatos como spray, leave in ou creme e deve ser aplicado assim que sair do banho ou quando for usar aparelhos de altas temperaturas.
Aposte em matizadores
Após algum tempo do clareamento, é comum que os fios acabem alterando a sua cor e, na maioria das vezes, ficando amarelados.
Isso acontece por conta de um processo de oxidação dos fios, causados pela interação com os agentes externos.
Mas, não precisa se desesperar, não é preciso passar pelo processo de clareamento novamente para corrigir isso, o ideal é usar um matizador.
O matizador é um produto que pode ser encontrado nos formatos menos duradouros, como shampoo, máscaras ou ampolas para adicionar aos tratamentos, e mais duradouros como tonalizantes e colorações.
Os matizadores possuem o pigmento roxo, essa cor neutraliza o amarelado dos fios voltando ao tom original. Os matizadores podem ser encontrados com facilidade em lojas de cosméticos.
Geralmente, o fabricante explicita no rótulo do produto como o matizador deve ser utilizado – siga o passo a passo para conseguir um resultado positivo.
O tratamento pode ser repetido sempre que você sentir necessidade, mas fique atenta, o excesso pode levar a um cabelo roxo.
Invista na alimentação
Assim como o cronograma capilar tem como objetivo devolver as propriedades perdidas, um dos tratamentos começa de dentro para fora, a partir da alimentação.
É dessa maneira que o organismo recebe a maior parte das vitaminas e nutrientes enviados a todas as partes do corpo, chegando também ao cabelo.
O ideal é manter uma dieta equilibrada com muitas frutas, vegetais, verduras, carnes e oleaginosas. Esse tipo de alimentação é a fonte de vários nutrientes essenciais para o cabelo, como vitamina A, B, C, sais minerais e proteínas.
Tudo que precisamos para ter cabelos fortes e com bom crescimento, além de evitar o envelhecimento precoce dos fios.
Evite aparelhos de altas temperaturas
Na hora de finalizar o cabelo loiro, sempre dá aquela vontade de evidenciar a beleza com um penteado, usando o secador, a chapinha e o babyliss, não é mesmo
O problema é que eles agem em temperaturas muito altas e acabam fragilizando os fios, além de amarelar os cabelos também. O ideal é dosar o uso desses materiais, evitando usar sempre que lavar.
E mesmo quando utilizar, tomar alguns cuidados, como proteger os fios com um produto específico, diminuir as temperaturas dos aparelhos, usar de maneira consciente evitando aproximações desnecessárias e contato demorado no cabelo.
Como deu para perceber, apesar de ser lindo, o cabelo loiro requer muitos cuidados diariamente. Por isso, é importante ter em mente todos os tratamentos e procedimentos necessários para manter os fios saudáveis antes de resolver aderir aos loiros.
Seguindo as nossas dicas e usando produtos de qualidade, como os da Haskell, é possível ter o loiro dos sonhos.
E aí, o que achou do nosso guia completo sobre os principais cuidados com o cabelo loiro? As informações foram úteis?
A Haskell Cosmética Natural é uma empresa que atua no mercado de cosméticos. Ela conta com linhas de produtos capilares e esmaltes, com o objetivo de levar beleza, autoestima e bem-estar para as pessoas.
Aproveite a visita e conheça o nosso site.