cabelos oleosos

Aprenda como é fácil cuidar dos cabelos oleosos

Você acorda, toma um banho, lava as madeixas, vai ao trabalho. Já na metade do dia, repara em algo bem desagradável: cabelos oleosos, como se não tivessem sido lavados. Nesse momento, seu maior desejo é que essa oleosidade não desça para a testa e comprometa ainda mais seu visual. À noite, ao chegar em casa, você constata: testa ensebada também.

Quem sofre com a oleosidade dos fios costuma passar por situações bem frustrantes, como a relatada. Cabelo com aparência de sujo faz parte da rotina. Muitas vezes, a sensação é que quanto mais tentamos lavar, mais sebo o cabelo fabrica.

Quer entender como chegar ao fim do dia com os fios bonitos? Confira nossas dicas!

Lave em dias alternados

O aumento da oleosidade dos fios pode estar relacionado à frequência do número de lavagens, sabia? Por mais que em alguns momentos dê vontade de lavar o cabelo até mais de uma vez ao dia, tome cuidado com essa prática.

Tentar retirar muito o óleo provoca o efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo ainda, para compensar a falta. São raros os casos em que profissionais recomendam a lavagem diária.

No entanto, também não deixe as madeixas muito tempo sem água e shampoo. O ideal é lavar dia sim, dia não. Assim, você mantém os fios limpos e o couro cabeludo se acostuma a produzir óleo na medida correta.

Use antiressíduos

Um erro de quem sofre com cabelos oleosos é querer adotar o shampoo antirresíduos como o oficial para as lavagens. Entenda que o sebo produzido pelas glândulas, por mais que incomode de vez em quando, é positivo. Além de proteger o couro cabeludo, ele ajuda a manter a hidratação das madeixas.

Exagerar no uso do antirresíduos pode gerar duas situações: ou o seu corpo aprende a produzir óleo em quantidade exagerada, ou os fios ficam bastante ressecados no comprimento.

Assim, o recomendado é usar shampoo antirresíduos a cada 15 dias. Em casos extremos, a aplicação pode acontecer a cada 10 ou 7 dias. Mas tente não aumentar tanto a frequência, ok?

Não use cremes próximo à raiz

Sabe aquele leave-in maravilhoso, super chique, que sua amiga e algumas blogueiras recomendam? Quem lida com cabelos oleosos dificilmente se dará bem com esses tipos de cremes — principalmente se os componentes do produto forem indicados a fios ressecados. Contudo, se decidir passar, passe longe da raiz! Use em pouca quantidade e apenas nas pontas.

Já o condicionador é sempre importante. Ele é responsável por fechar as cutículas, protegendo os fios contra agressões, como da luz solar, poeira, poluição etc. No entanto, a dica aqui é a mesma: não use próximo à raiz, para não estimular ainda mais a produção de sebo.

Evite banhos muito quentes

Água muito quente é inimiga de fios oleosos. Isso porque ela resseca a pele do couro cabeludo, o que colabora para a estimulação das glândulas sebáceas. Por isso, especialistas costumam indicar água morna para fria. E atenção: não adianta contar com a água nessa temperatura apenas nos últimos segundos. É preciso ser durante o banho todo.

A temperatura alta ainda prejudica todo o comprimento do cabelo. Ela abre a cutícula do fio e o deixa mais propenso ao ressecamento das pontas e à caspa.

Para quem mora em uma cidade quente, isso não será nem um pouco difícil, não é mesmo?

Não escove demais o cabelo

Sabe quando você era mais jovem e sua mãe sempre pedia para pentear o cabelo antes de sair de casa? Agora, depois de alguns anos, você tem uma boa desculpa para não ter que fazer isso o tempo todo. Isso porque o atrito do pente com o couro cabelo aumenta a formação de óleo.

Isso não significa que nunca mais você penteará os fios. Certifique-se de que estejam bem lavados e sem resíduos de condicionador e passe um pente de dentes largos para desembaraçar.

Se for fazer escova, aplique um fluido com proteção térmica nas pontas, seque cerca de 70% das madeixas e depois faça a escova. Além de afastar a oleosidade, essa tática garante madeixas um pouco mais volumosas.

Invista em penteados

Passar a mão o tempo todo na franja também promove o aumento de sebo, devido ao excesso de resíduos que é transmitido para o cabelo. Para evitar isso, invista em penteados, como um coque ou um semi preso com nozinho.

Turbantes e faixas também são boas opções. Essa pode ser uma solução para os fios que já estão oleosos. Além de prático de fazer, o visual fica super lindo.

Consulte um dermatologista ou tricologista

Sebo em excesso pode aparecer devido a alguma disfunção hormonal, sabia? Alguns remédios, entre eles o anticoncepcional, alteram o equilíbrio das glândulas. A causa também pode estar relacionada a algum distúrbio emocional. De toda forma, às vezes só um tratamento em longo prazo pode auxiliar a diminuir o sebo das madeixas.

Um dermatologista ou tricologista são os profissionais mais indicados para esses casos, pois têm condições de analisar o couro cabeludo da pessoa e solicitar exames específicos, a fim de descobrir a razão.

Eles ainda conhecem diversos recursos capazes de devolver a vitalidade dos fios. Em certas situações, como na presença de coceiras, descamação e caspas, pode ser necessário realizar peeling ou laser.

Use shampoo para cabelos oleosos

Por último, mas não menos importante, dê plena atenção aos produtos usados nos fios. É interessante que sejam específicos para cabelos oleosos, por conterem substâncias capazes de equilibrar a produção de sebo.

O componente extrato de alecrim, por exemplo, é um antisséptico, combate a seborreia, estimula o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e tem ação refrescante. O extrato de sálvia, por sua vez, auxilia no combate à caspa, reduz a oleosidade e, ao mesmo tempo, hidrata os fios, sendo excelente para madeixas com raiz oleosa e pontas ressecadas. A adição de vitamina H impede a queda capilar, evita a atrofia folicular e estimula a circulação sanguínea.

A Haskell se preocupa com resultados, por isso investe em ativos naturais, que possam proporcionar benefícios aos fios e ao couro cabeludo, tratando os cabelos oleosos sem provocar agressões ou prejuízos em longo prazo.

Quer experimentar ótimos produtos para seus cabelos? Conheça a linha Haskell Alecrim e comprove todas essas vantagens, com fios mais soltos e macios ao mesmo tempo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.