Como começar a fazer Nail Art? Saiba mais sobre essa prática!
Quem gosta de decorar as unhas tem muitas possibilidades com a Nail Art. Essa tendência consiste em várias técnicas de estilização, que deixam as unhas únicas. O melhor de tudo é que você pode aprender diversas delas — das mais fáceis às mais difíceis — e fazer suas próprias unhas em casa. Além disso, elas também podem ser uma ótima oportunidade profissional.
Confira, no post a seguir, como iniciar na Nail Art. Veja quais materiais você deve ter e conheça algumas das técnicas mais legais. Saiba também quais são as melhores formas de aprender, sem sair de casa. Boa leitura!
Por que aprender Nail Art?
A Nail Art — ou unhas decoradas — é uma grande tendência. Por isso, para quem gosta de estar na moda, vale a pena aprender como fazê-la. Porém, existem outras vantagens.
Sabendo fazer as unhas decoradas, você as mantém cuidadas e tem a vantagem de criar os seus próprios padrões, ficando com um visual muito mais exclusivo. Além disso, pode fazer no seu próprio tempo e com o material que tiver à mão.
Outra boa razão para aprender Nail Art é para quem gosta da área profissionalmente. Seja como manicure, seja apenas como decoradora de unhas, você pode trabalhar com o procedimento na sua profissão ou como renda extra. Aliás, o melhor de tudo é que você consegue estudar e praticar em sua própria casa, sem investir muito dinheiro, se não quiser.
Como começar na Nail Art?
Para se especializar em Nail Art, você deve começar se preocupando com o básico: materiais, aprendizado e tempo.
Materiais
No caso dos materiais, o kit básico é quase igual ao de manicure:
- ferramentas para cortar e retirar cutícula;
- removedor de esmalte;
- algodão;
- esmaltes;
- palitos;
- pincéis de unhas.
Nesse caso, você deve investir principalmente em variar os esmaltes e pincéis, para poder trabalhar com diferentes tamanhos e cores. Além disso, no caso dos palitos, procure usá-los apenas para a limpeza e não para fazer a arte.
Outras ferramentas que você pode ter para deixar a sua arte muito mais bonita são:
- adesivos;
- joias de unha;
- fitas adesivas para fazer formatos;
- réguas plásticas com formatos;
- separador para unhas dos pés;
- esponja.
Técnicas
Para quem está começando, vale a pena aprender as técnicas mais simples e, depois, com o domínio dos pincéis, investir em algo mais elaborado.
Unhas 3D
O objetivo das unhas 3D é ter elementos em alto relevo. No processo mais detalhado e avançado, é preciso saber manipular o pó acrílico ou líquido para criar aplicações. Mas, para quem ainda não aprendeu, basta comprar aplicações prontas e usar a cola de unhas postiças para fixar. Com isso, você pode usar vários desenhos, como flores e laços.
Degradê
As unhas em degradê são bastante simples. Basta passar faixas de esmaltes diferentes em uma pequena esponja e “carimbar” as unhas. Para um efeito melhor, você pode escolher cores que vão do claro ao escuro ou combinar tonalidades de um mesmo padrão.
Unhas V e Francesinha
Para fazer decorações em “v”, francesinha e outros desenhos geométricos, a técnica mais simples é usar fita adesiva. Cortando pequenos pedaços, você pode colá-los no formato que quiser, por cima da unha esmaltada ou limpa, e pintar seguindo os padrões. Depois, é só retirar e ver o efeito.
Poá
Unhas poá são aquelas com bolinhas. Para fazê-las, é legal combinar a unha esmaltada com uma cor mais clara e, por cima, criar bolinhas com o pincel em um tom mais escuro, ou vice-versa. Você também pode usar tamanhos de bolinhas e criar outros padrões.
Glitter, adesivos e joias
Glitter, adesivos e joias também fazem parte da Nail Art. Basta pintar a unha com esse esmalte diferente ou aplicar o adesivo ou joia, e você terá uma decoração exclusiva. Aliás, você pode fazê-la apenas em uma unha, para dar ainda mais destaque.
Tempo
Outro fator bastante importante que você vai precisar para desenvolver a Nail Art é o tempo. Quanto mais você aprender e praticar, mais fácil a decoração se tornará. Por isso, reserve algumas horas na semana para desenvolver as suas habilidades.
Onde aprender Nail Art?
Quem acha que precisa investir muito dinheiro para aprender Nail Art está enganado. É claro que você pode comprar cursos e se especializar em centros de beleza, mas também é possível aprender de forma gratuita e sem sair de casa.
YouTube
O YouTube pode ser uma fonte de conhecimento. Por isso, lá é um dos melhores lugares para aprender sobre Nail Art. Você pode ver vídeos brasileiros e estrangeiros, e nem é problema se você não souber o idioma. Mesmo que o vídeo não tenha legenda, se for sobre prática, você pode aprender algo apenas com a demonstração da técnica.
Blogs
Alguns blogs contêm informações detalhadas sobre Nail Art. Por isso, vale a pena ler essas matérias e checar as fotos. Além disso, você pode ver dicas relacionadas e até aprender algo com os comentários das pessoas.
Redes sociais
Outra fonte de compartilhamento são as redes sociais. Seja para ver tutoriais, seja para ler dicas, seja para conferir fotos inspiradoras, elas são uma boa fonte para a Nail Art. Além disso, você também pode seguir canais de especialistas e de artistas para conferir as tendências mais recentes.
Revistas
Revistas, tanto físicas quanto digitais, também são importantes, se você quiser aprender como fazer Nail Art. Algumas disponibilizam apenas matérias, outras são específicas sobre unhas e ensinam vários passo a passos. Por isso, vale o investimento, já que unhas decoradas nunca saem de moda.
A Nail Art, como o nome já diz, é a arte nas unhas. Sendo assim, ela exige bastante criatividade e certa prática. Seja para você mesma, seja para trabalhar no ramo, ela é uma tendência que não vai embora, porque deixa as unhas bonitas e únicas. Por isso, vale o aprendizado. Aliás, quanto mais você estudar, acompanhar e praticar, mais cedo será especialista nessa arte. Dessa forma, sempre treine e fique atenta ao mundo da Nail Art.
Gostou do post? Curta a nossa página no Facebook e veja mais dicas sobre como fazer as unhas perfeitas!