7 dicas maravilhosas de como manter a cor do cabelo colorido
Está planejando colorir os fios com aquele tom incrível? Então, antes de correr para o salão, você precisa saber como manter a cor do cabelo colorido. Isso porque, a partir do momento em que você fizer a coloração, diversos fatores começarão a agir nos fios, desbotando a tonalidade maravilhosa pouco a pouco. Felizmente, existem vários cuidados que você pode tomar para que ela dure mais tempo.
Então, antes de fazer esse investimento no seu cabelo, conheça, a seguir, 7 dicas que separamos para você cuidar do seu novo visual e fazê-lo durar muito mais. Boa leitura!
O cabelo colorido e o desafio de manter a cor viva
Ter o cabelo colorido ou com luzes é o sonho de muita gente. Afinal, nada mais legal do que variar a cor e usar tonalidades diferentes para deixar os seus fios ainda mais bonitos. Contudo, às vezes, essa alegria dura pouco.
Depois de algumas semanas, o loiro pode ficar amarelado, o vermelho pode desbotar e aquele preto ébano perde a vida. Infelizmente, isso é um processo natural. Afinal, conforme as lavagens, a tonalidade vai se perdendo, e isso acontece porque a cor pode ficar oxidada ou a cutícula do cabelo se abre e os pigmentos saem dos fios.
Além disso, outros fatores externos também colaboram para o desbotamento — desde o sol até o secador. Complicado, não é? Mas, apesar de ser um desafio lidar com todos eles, existem várias dicas que você pode seguir em sua rotina para manter a cor do cabelo colorido.
A manutenção da cor do cabelo colorido com 7 dicas
No dia a dia, a atenção a pequenos detalhes é o que garante um cabelo bonito, com aquela cor maravilhosa e cheio de vida. Veja, a seguir, 7 dicas que você pode adotar para ter sempre o cabelo dos sonhos.
1. Use produtos adequados
Sabe quando você vai escolher o shampoo no mercado? Pois bem, se, para cabelos naturais, já é preciso ter cuidado, para os coloridos, a atenção deve ser maior. Você precisa sempre optar por alternativas específicas.
Por exemplo, existem linhas para cabelos coloridos, ou, ainda, conforme a tonalidade: para loiras, ruivas, morenas etc. Enfim, o que mais se aproximar ao padrão de cor que você escolheu.
Além disso, vale ter atenção ao tipo de shampoo. Por exemplo, shampoo antirresíduo faz uma limpeza profunda e retira a cor mais facilmente. Sendo assim, pode ser uma boa ideia usar composições com mais agentes hidratantes.
2. Sempre faça uma hidratação
A coloração, por si só, é um procedimento que pode agredir os fios. Afinal, geralmente, ela clareia enquanto colore. Nesse procedimento, a cutícula do fio se abre e o pigmento natural é retirado. Depois, o fio recebe a cor nova.
Tudo isso pode levar a um ressecamento do cabelo. Sendo assim, antes mesmo do processo, é interessante realizar a hidratação. Já depois dele, quando os fios estão frágeis, você precisa hidratá-los com bastante frequência. Assim, a umidade e os nutrientes permanecem no cabelo, mantendo tanto a cor quanto a maciez.
3. Tenha cuidado com modeladores
Equipamentos que modelam o cabelo fazem parte do nosso dia a dia. Escova elétrica, chapinha, babyliss e secador são os mais comuns. Porém, apesar de deixarem o cabelo lindo, eles também são grandes agentes do ressecamento e da perda de cor.
A questão principal do uso deles é a grande temperatura para modelar os fios. Ela é capaz de abrir as cutículas, deixando o cabelo mais frágil. Mas isso não significa que você precisa abrir mão daquele penteado incrível. Apenas tente diminuir a frequência de uso e, antes de modelá-los, nunca se esqueça de aplicar um protetor térmico.
4. Invista em qualidade
Além de escolher o shampoo e o condicionador certos, outro cuidado essencial é optar por bons produtos. Não tenha medo de investir em boas linhas na hora de mudar a cor e de mantê-la depois. Afinal, exatamente por ser um processo complexo, a qualidade do que você usa no cabelo é o que garante um tom incrível e a durabilidade.
5. Proteja-se do cloro
Nem precisamos dizer que piscina e praia tornam o verão melhor, não é? Mas, infelizmente, a água salgada e, principalmente, o cloro da piscina podem fazer uma grande mudança na cor do seu cabelo. Por isso, vale seguir cuidados especiais:
- lave o cabelo com produtos adequados;
- proteja os fios para ir à piscina;
- molhe os cabelos com água doce antes;
- use produtos com filtro solar.
6. Evite água quente
Assim como os modeladores, a própria água quente do chuveiro tem a capacidade de retirar a cor aos poucos, conforme a lavagem. Tudo porque ela abre a cutícula do fio e o deixa mais suscetível aos danos. Além disso, ela favorece a caspa e até micoses no couro cabeludo. Sendo assim, a dica para o seu dia a dia é evitar, sempre, lavar o cabelo em temperaturas altas.
Se você não consegue optar por temperaturas frias, então, escolha um meio-termo e lave com água morna. Além disso, lave os cabelos com o shampoo específico para seu cabelo, todos os dias ou em dias alternados, dependendo da necessidade dos fios. Pessoas com cabelos oleosos tendem a lavá-los mais, então, necessitam ainda mais do cuidado com a cor.
7. Tenha atenção ao sol
O sol, especialmente no verão, nos atinge com força e isso pode causar diversos danos. Na pele, sabemos dos riscos de câncer e de envelhecimento. Mas você sabia que o cabelo também é afetado diretamente pelos raios UV, perdendo a cor rapidamente?
Por isso, vale investir nos cuidados com a cabeça e com os cabelos. Além do protetor solar nos fios, estando ou não na água, o uso do chapéu e aquela dica básica de não tomar sol na hora errada também fazem toda a diferença.
Viu como manter a cor do cabelo colorido é mais uma questão de cuidados no dia a dia? Com algumas boas práticas e com produtos de alta qualidade, você consegue a tonalidade ideal e garante que ela durará por bastante tempo.
Gostou das dicas? Então, siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube para aprender mais truques de como cuidar bem do seu cabelo!