cauterização capilar

Entenda agora como funciona a cauterização capilar!

Quando se trata de cuidados com os fios, existem diversos procedimentos com a função de cuidar e deixá-los saudáveis. Um deles é a cauterização capilar, um tratamento com o objetivo de reestruturar os fios. Mas nem todos conhecem ou sabem como ele funciona.

Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar os seus cabelos. Confira!

O que é a cauterização capilar?

A cauterização capilar é um tratamento que tem como objetivo corrigir a estrutura capilar, para isso são usados meios energéticos ou agentes catiônicos, que restauram a fibra capilar. Ela também serve para cicatrizar a cutícula do cabelo para que as proteínas colocadas durem mais tempo nos fios.

Este procedimento também pode ser conhecido como reconstrução mais profunda, selando as camadas dos fios e diminuindo as pontas duplas. Assim o cabelo fica mais bonito e com menos frizz. É comum que confundam os dois procedimentos, afinal eles tem praticamente o mesmo objetivo, mas não se engane: a maneira como são realizados pode ser bem diferente.

Como funciona

Para realizar a cauterização capilar é aplicada a queratina nos fios. Ela é um componente presente naturalmente nos fios, formada por aminoácidos e tem a função de recompor a fibra dos cabelos, preencher a fissura, além de mantê-los brilhantes e fortes.

Quando este nutriente está em falta, os fios começam a se desgastar, tornando-se fracos, opacos e quebradiços. Na cauterização, essa reposição é realizada e é feita a reestruturação das madeixas.

 Etapas da cauterização

A cauterização é um procedimento que pode ser realizado em casa ou no salão. A única diferença é que os cabeleireiros possuem prática no processo e desenvolvem técnicas específicas para cada tipo de cabelo. Para fazer o tratamento em casa são necessários alguns produtos: a linha Queratina da Haskell é desenvolvida especialmente para isso. A seguir, explicamos como é feito e quais são as etapas:

  • lave o cabelo com shampoo antirresíduos, ou o da linha queratina, para remover as impurezas e abrir as cutículas dos fios. Assim, o produto penetra mais profundamente;
  • com uma toalha ou camisa de algodão remova o excesso de água dos fios, logo após divida o cabelo em mechas e aplique a carga de queratina ao longo das madeixas;
  • seque os fios com um secador e uma escova de cabelo, e finalize passando a chapinha de 1 a 2 vezes cada mecha. Neste momento, separe os fios em pequenas mechas para selar a queratina aplicada;
  • enxágue o cabelo e misture uma porção da máscara com algumas gotas da Nectavita. Aplique nos fios e deixe agir de 15 a 20 minutos. Para potencializar o efeito do produto utilize uma touca térmica;
  • remova a máscara dos fios e aplique o condicionador para selar as cutículas. Após retirar o excesso de água do cabelo, finalize com o leave in.

Para quem é indicada?

Este procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo, mas é mais indicado para quem está com os fios ressecados e danificados, para pós-química e coloração. Alguns casos e características específicas requerem a cauterização:

  • caso os fios estejam sem brilho, secos, quebradiços e sem vida;
  • em cabelos pós-química, como a progressiva, ela ajuda a manter o procedimento por mais tempo;
  • cabelos descoloridos ou que passaram por processos de coloração.

Existem contraindicações?

Não existem contraindicações quanto à realização da cauterização capilar, mas alguns pontos devem ser observados antes de fazer o procedimento.

Ao selar os fios com a chapinha no final do tratamento acontece uma grande descarga de calor. Deve-se ficar atento à temperatura do aparelho; caso esteja muito alta, danifica e queima os fios em vez de tratá-los.

Outra observação é quanto ao produto utilizado, pois existem cosméticos que contam com ingredientes específicos em suas fórmulas. Um deles é o ácido glioxílico, que possui poder de alisamento além de ser um componente com alto poder alergênico e merecer maior atenção no contato com a pele. Para as cacheadas, o ideal é checar se o produto tem qualquer tipo de ativo com a função de alisar os cabelos.

Estes componentes devem ser evitados também por grávidas. É muito importante que as orientações do médico sejam respeitadas e os procedimentos com estes tipos de componentes não sejam realizados.

 Quais as vantagens e desvantagens?

No caso da cauterização capilar existem mais vantagens do que desvantagens de fazê-las. As principais vantagens são o tratamento da fibra capilar, recuperação de massa, reestruturação dos fios, fortalecimento do cabelo, além de dar brilho e movimento a ele.

O que pode ser considerado uma desvantagem é a frequência de realização para que se tenha um resultado mais significativo. Como manutenção, o ideal é que a cauterização seja realizada uma vez por mês. Em alguns casos em que os cabelos estão extremamente danificados, o intervalo de repetição do procedimento deve ser reduzido para 15 dias, até que a fibra fique mais forte e você possa apenas manter de mês em mês. Este procedimento é supervalorizado em salões de beleza, então, para que fique mais acessível manter as madeixas saudáveis, fazer esse procedimento em casa é uma alternativa bem interessante.

Quais cuidados devem ser tomados?

Durante e após a realização da cauterização capilar, alguns cuidados podem ser tomados para ter um melhor resultado e efeito mais duradouro.

 Use produtos de qualidade

Um dos principais pontos ao realizar qualquer tipo de procedimento capilar é utilizar produtos de qualidade. Para isso, aposte em marcas tradicionais e reconhecidas no mercado e leia a embalagem antes de comprar. Caso tenha dúvidas, peça ajuda a um profissional, ele saberá indicar o melhor item para seu cabelo.

Invista em uma linha de queratina

Assim como a queratina é a principal etapa na cauterização capilar, ela também pode fazer parte da sua rotina. Existem diversas linhas no mercado cuja base é a queratina, ela ajuda a manter seus fios bonitos, hidratados e sem frizz. Elas contam com shampoo, condicionador, máscara de tratamento e, até mesmo, a queratina líquida.

 Hidrate para manter por mais tempo

Um dos passos mais importantes para fazer a cauterização durar nos fios é a hidratação. É ela que ajudará a tratá-los e fazer com que a queratina se mantenha por mais tempo. Para isso, o ideal é hidratar as madeixas ao menos uma vez por semana – ela pode ser realizada com produtos de sua escolha.

Outra dica legal é montar um cronograma capilar, que se trata de uma agenda mensal de cuidados com os fios que conta com hidratação, nutrição e reconstrução. Nele, você pode intercalar os cuidados e adicionar a cauterização da maneira que funcionar melhor para você.

Agora que você já conhece mais sobre a cauterização capilar pode começar a cuidar mais dos seus cabelos, não é mesmo? Aproveite e comente abaixo se você já conhecia esta técnica e como ela funciona para os seus fios.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.