cabelo branco

Guia completo de cuidados com cabelo branco

Na busca por se libertar dos padrões de beleza e pressões sociais pela juventude eterna, cada vez mais mulheres têm começado a assumir os cabelos brancos como um verdadeiro símbolo de estilo. Estamos na chamada: “Revolução Grisalha.”

Mas o que pode ser fácil para algumas, ainda é um verdadeiro desafio para outras. Para ajudar você nessa jornada, preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como cuidar dos fios brancos, quais as suas necessidades e quais os produtos mais indicados. Quer tirar todas as suas dúvidas? Então, continue a leitura.

Fatores ligados ao aparecimento de cabelos brancos

Embora vários fatores influenciem no aparecimento dos brancos, o envelhecimento é um fator muito relevante. Com o passar dos anos, o melanócito, célula localizada em cada folículo piloso e responsável pela produção de melanina, reduz progressivamente a sua função, deixando os fios sem pigmentação.

Isso mesmo, na verdade, os fios brancos são incolores. Nós enxergamos a aparência branca devido à refração da luz. O processo é gradual; primeiro, o cabelo fica grisalho e, aos poucos, torna-se totalmente branco.

A idade certa em que os fios brancos aparecem varia de pessoa para pessoa e pode sofrer influências de alguns fatores. No entanto, é cada dia mais comum notarmos os fios brancos em pessoas jovens, com menos de 20 anos. Isso se dá, principalmente, por questões genéticas. Se os pais e os avós ficaram com os fios brancos muito cedo, provavelmente, isso também acontecerá com os filhos.

É possível retardar o processo?

Ainda não existem estudos que mostrem que os cabelos brancos possam ser totalmente evitados, no entanto, algumas medidas podem contribuir para evitar o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce dos fios. São elas:

  • leve uma vida mais calma e evite ambientes e situações muito estressantes;
  • proteja os fios dos raios UV e use produtos com proteção solar e chapéus;
  • não fume;
  • aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos e fígado.

Essas medidas são eficientes para combater os radicais livres, que interagem com a tirosina, necessária para a produção de melanina, desestabilizando-a. Contudo, essas estratégias apenas retardam o aparecimento dos cabelos brancos, não o impedem. Afinal, seu aparecimento é um processo natural do organismo.

Quais fatores influenciam?

Além da hereditariedade, outros fatores também influenciam nesse aparecimento, e o estresse é um deles. Embora não existam evidências científicas que comprovem que ele, sozinho, leve ao aparecimento dos fios brancos, pesquisas divulgam um aumento significativo dessa característica em indivíduos que passaram por fortes emoções.

Doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico e vitamina B12, também podem fazer com que os cabelos brancos apareçam de forma precoce.

Mitos e verdades sobre os cabelos brancos

Muitas pessoas ainda se preocupam com o aparecimento dos fios brancos e têm uma série de dúvidas sobre o assunto. Será que arrancar o fio faz crescer novos fios brancos? Os cabelos brancos são mais resistentes? Para ajudar você a entender todos os mistérios que envolvem o assunto, listamos os principais mitos e verdades. Confira!

Arrancar um cabelo branco faz nascer mais fios despigmentados

Mito. Não existe nenhum estudo cientificado que comprove essa teoria. Mas isso não significa que o hábito seja indicado. Arrancar o fio repetidamente pode danificar a raiz do cabelo, comprometendo o crescimento.

 Cabelos brancos são mais resistentes

Mito. Quando são cuidados da forma correta, ambos os fios são resistentes. Os fios brancos aparentam ser mais resistentes porque são, esteticamente, mais secos e irregulares do que os pigmentados.

Fios brancos amarelam

Verdade. Os fios brancos são mais suscetíveis a ficarem com aspecto amarelado, por ações de produtos químicos e por oxidação de agentes externos. O shampoo com pigmentos escuros e água de piscina também podem influenciar na tonalidade dos fios.

O cabelo branco só pode ser colorido utilizando coloração permanente

Mito. Embora esse tipo de coloração seja o mais indicado para quem tem quase todos os fios brancos e procura cobertura total, as colorações semipermanentes também dão um bom resultado, principalmente para quem ainda está começando a ficar com o cabelo branco.

Os cabelos brancos podem surgir em outras partes do corpo

Verdade. Toda parte do corpo que tenha fios também sofre com o embranquecimento, por exemplo, as sobrancelhas e os pelos dos braços e das pernas. Porém, com o envelhecimento, é comum que esses pelos acabem deixando de nascer com o tempo.

Cabelos brancos são sinal de desleixo

Mito. Já se foi o tempo em que os cabelos brancos eram relacionados apenas a pessoas envelhecidas e desleixadas. Hoje, assumir a cor se tornou uma busca por liberdade e empoderamento. Quando bem cuidados, os fios brancos deixam um visual de cabelo bonito, elegante e natural. Por isso, não tenha medo de assumi-los.

Dicas para cuidar desse tipo de fio

Mas, afinal, esse tipo de cabelo demanda cuidados específicos? A resposta é sim. Para manter os fios brancos sempre saudáveis, é importante criar uma rotina de cuidados com o cabelo e evitar as agressões externas que podem fazer com que os fios fiquem quebradiços, frágeis e amarelados.

Para ajudar você nesse processo de autoaceitação, listamos algumas dicas para garantir que suas madeixas fiquem mais hidratadas e bonitas. Confira.

Proteja do sol

A agressão por raios solares deixa os fios sem vida e com um aspecto envelhecido e opaco. No caso dos brancos, o sol também pode potencializar o amarelamento, além de comprometer a saúde do cabelo.

Para minimizar os danos, utilize produtos com proteção UV, não se exponha ao sol nos momentos de maior incidência de raios solares e aposte em chapéus e bonés para a proteção.

Realize tratamentos com frequência

Os cabelos brancos também precisam de cuidados, ele não possui a melanina, que dá a cor ao fio, mas se comporta como um fio normal, sendo necessária a reposição de todos os nutrientes que o cabelo precisa.

A dica para melhorar o aspecto do cabelo é mantê-lo sempre tratado. Monte um cronograma capilar e busque suprir todas as necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução.

Invista em umectações

Além da utilização dos cremes de tratamento, os óleos também podem ajudar a devolver os lipídios ao couro cabeludo, melhorando a saúde e o brilho dos fios. A técnica de umectação é bastante indicada, principalmente para cabelos crespos e cacheados.

Você pode fazer a umectação em casa, uma vez por semana, com um óleo específico de sua preferência. Deixe o óleo agir por, aproximadamente, três horas e enxágue bem os fios. Em seguida, lave como de costume. Existe a opção de aplicar o óleo antes de dormir e retirá-lo quando acordar.

Cuidado com altas temperaturas

Como o cabelo branco é naturalmente menos protegido, ele exige ainda mais cautela com as agressões externas, por exemplo, o uso de chapinha, secador e babyliss.

Evite o uso desses equipamentos e, caso precise utilizá-los, não se esqueça de apostar em um bom protetor térmico. Além disso, outros procedimentos químicos invasivos, como alisamentos e relaxamentos, quando realizados, exigem mais atenção e um pós-química mais eficiente.

Evite o efeito amarelado

Como já citamos, os cabelos brancos tendem a ficar amarelados com o tempo, o que deixa os fios com aspecto envelhecido e sem brilho. No entanto, existem inúmeras opções de produtos que neutralizam o tom amarelo e devolvem o brilho prateado natural.

Aposte em produtos matizadores, como máscaras e shampoos, ou, se preferir, opte por um tonalizante sem amônia com cor acinzentada que neutraliza o amarelo e dá um aspecto de brilho natural aos cabelos brancos.

Os melhores produtos para o cabelo branco

Para manter a maciez dos fios, os melhores shampoos nos quais investir são os hidratantes, que devolvam o brilho aos cabelos e limpem sem ressecar. Já com condicionadores, dê preferência por produtos mais consistentes, com pH baixo e que selem as cutículas. Nossa dica é a linha Bendito Seja, que conta com vinagre balsâmico em sua fórmula, regenerando os cabelos opacos e evitando o envelhecimento precoce.

Quem adere aos fios brancos e grisalhos também precisa contar com os produtos matizadores, que neutralizam o tom amarelado e garantem um efeito platinado perfeito. A Haskell conta com duas linhas de produtos que podem ajudar nessa missão: a linha Extend Color Roxo, que conta com pigmentos violeta para um efeito prata, e a linha Ametista, que promove um desamarelamento gradual dos fios, proporcionando um brilho extra aos cabelos.

O diferencial da linha Ametista é que ela, além de neutralizar e prevenir o amarelado do cabelo branco, devolve aminoácidos essenciais para a fibra capilar, deixando os cabelos ainda mais fortes.

Outros produtos que são necessários para garantir um cabelo bonito e saudável são as máscaras de tratamento. Tenha em casa produtos específicos para hidratação, nutrição e reconstrução e monte o seu cronograma capilar. A Haskell possui várias máscaras para cada tipo de tratamento, monte o cronograma capilar ideal para o seu tipo de cabelo.

Dicas para quem quer assumir de vez os fios brancos

Assumir o branco natural não tem nada a ver com desleixo, e sim com atitude. No entanto, essa transição pode ser uma mudança radical que causa bastante receio. A seguir, listamos algumas dicas que ajudarão você a passar por essa transformação de forma tranquila e sem medo. Confira!

Ajuste o tom gradualmente

A principal dica para quem está insegura é não fazer essa transição de forma tão brusca. Você pode, por exemplo, fazer luzes até dois tons mais claros e aplicar tonalizante louro-médio-acinzentado. Para quem já tem mais da metade dos fios brancos, a dica é fazer mechas em um tom próximo ao natural.

Aos poucos, quando a parte grisalha estiver dominando boa parte da cabeça, faça a descoloração do restante dos fios e aposte na tendência granny hair para deixar a cor homogênea.

Opte por cortes mais curtos

Essa é uma boa ideia para reduzir o contraste entre a raiz e as pontas. Vale lembrar que o cabelo branco, além da coloração, também tem texturas e necessidades diferentes do pintado; por isso, pode ser difícil manter a uniformidade nos fios longos.

A boa notícia é que os grisalhos ficam incríveis em cortes mais curtinhos como o pixie ou o chanel. Então, você pode apostar neles sem medo.

Mude o guarda-roupa

Algumas pessoas relutam em assumir os fios brancos porque acreditam que a cor deixará o visual abatido e sem graça. Mas não é bem assim, tudo vai depender do corte, da maquiagem, dos acessórios e da paleta de cores do look.

Se for necessário, mude seu guarda-roupa e aposte em uma compensação visual para suprir as cores. Roupas pretas e tons fortes, como azul e vermelho, podem destacar bem o look e valorizar os fios brancos. Não se sente mais confortável com tons muito neutros? Use-os na parte de baixo, em calças, saias e acessórios.

Procure referências inspiradoras

Você ainda associa o cabelo branco e grisalho às vovozinhas? Então está na hora de buscar as referências certas. A personagem Miranda Priestly, interpretada pela atriz Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”, é, por exemplo, um ícone de referência e mostra como os cabelos alvíssimos podem ser chiques, elegantes e poderosos.

Outras referências não faltam, cada vez mais, celebridades e personalidades têm adotado as madeixas brancas e mostrado que essa cor de cabelo é um elemento de estilo e libertação incrível.

Assumir o cabelo branco pode ser desafiador. No entanto, esse processo é uma transformação natural do organismo, e saber lidar com ele é uma forma de empoderamento pessoal.

Conhecendo as necessidades desse tipo de fio, você conseguirá cuidar das madeixas e garantir que elas fiquem lindas e saudáveis, independentemente da cor. Por isso, aposte nos produtos certos e não deixe de visitar um profissional com regularidade.Gostou do nosso post? Siga a Haskell no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades de beleza.

1 Comentário

  1. Ótima informação, pois tenho cabelos grisalhos e poucas indústrias investem em informações e produtos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.