Qual a importância da queratina no cabelo? Venha conferir!
Responsável por feitos milagrosos, a queratina surge como uma grande aliada na conservação da beleza e da saúde dos fios há muito tempo. Essa substância proteica, produzida pelo nosso corpo, faz parte da estrutura natural dos cabelos, o que garante uma camada extra de resistência, força e proteção aos fios.
Contudo, assim como outras proteínas e nutrientes capilares, ela se perde ao longo do tempo. Afinal, com a exposição ao sol, à chuva, aos secadores, às chapas e aos procedimentos químicos diversos, por exemplo, acontece a danificação dos fios, comprometendo a boa estrutura da fibra capilar.
Logo, é indispensável cuidar dos cabelos de forma eficaz, seja para repor, seja para preservar os nutrientes necessários aos fios. Para isso, que tal investir em tratamentos com queratina?
Pensando nesse tema, a seguir, compartilhamos algumas dicas e informações sobre a importância da queratina no cabelo, além dos benefícios e das vantagens de utilizar tratamentos com queratina para intensificar a proteção, a saúde e a beleza dos seus fios. Boa leitura!
Afinal, o que é a queratina?
A queratina é uma proteína composta por aminoácidos, que oferece inúmeros benefícios de proteção e preservação aos cabelos. Essa substância está presente não só nos fios, mas também em nossa pele e nas unhas. Porém, por ser produzida pelo nosso corpo, ela se desgasta facilmente com a ação de fatores externos, a utilização exagerada de acessórios de beleza e maus hábitos, que podem, inclusive, potencializar o processo de perda natural.
Ou seja, mesmo que o organismo trabalhe para repor os nutrientes quando há a perda ou a danificação da fibra capilar, isso não basta. Por vezes, a reposição não é suficiente e, como resultado, temos fios fracos, sensíveis e sem vida.
Listamos alguns cuidados para diminuir a perda da queratina, então, confira:
- moderação no uso de secador, de chapas e de babyliss;
- utilização de produtos para a proteção dos cabelos, como protetores térmicos;
- realização de um cronograma capilar;
- manutenção de intervalos nos procedimentos químicos, como alisamentos e coloração; entre outros.
Como a queratina age?
A queratina age de dentro do fio de cabelo para fora, criando uma camada protetora, mantendo-os fortalecidos e resistentes contra as variadas agressões externas e naturais do dia a dia.
Ao submeter os cabelos a situações de desgaste, sem o devido cuidado e sem atenção, perde-se essa proteína — o que causa a abertura das cutículas do fio e, consequentemente, a fragilidade em todo o cabelo.
No entanto, há solução. Com o uso de produtos à base de queratina e a ajuda de tratamentos capilares complementares, é possível fazer a reposição dessa proteína para restaurar a beleza dos fios, proporcionando cabelos mais fortes, fios saudáveis e com muito mais beleza.
Quais os benefícios da queratina?
Aqui, não existem dúvidas. Todo mundo já ouviu alguma vez sobre os benefícios da queratina, não é mesmo? Ela consegue devolver a naturalidade do cabelo, ou melhor, ela torna os fios mais resistentes, fortes e inteiros, pois oferece uma ação de reconstrução da fibra danificada, sendo indispensável para tratamentos caseiros ou em salões.
Vale ressaltar, ainda, que a queratina é uma substância facilmente encontrada no mercado, inclusive, em variadas texturas, em produtos específicos, ou mesmo em formas diversas, atendendo e facilitando o uso para todos.
Aliados a isso, existem outros benefícios, como:
- potencializa o crescimento dos fios;
- promove a hidratação dos cabelos, dando resistência;
- proporciona a preservação de outros nutrientes, por fechar as cutículas;
- oferece cabelos mais inteiros e preservados; entre outros.
Por que incluir a queratina no cronograma capilar?
Como dito, a queratina faz parte da reconstrução do fio, isto é, etapa final da maioria dos cronogramas capilares. Dessa forma, para procedimentos como esse, nada melhor que contar com a ajuda de um sistema completo que oriente os ciclos necessários para um tratamento efetivo dos seus cabelos.
Por isso, comece com a hidratação, para preparar seu cabelo; passe pela nutrição, para deixá-lo mais forte e finalize com uma reconstrução mágica de queratina. Não tem como dar errado!
No entanto, não se esqueça: busque auxílio em uma boa linha de tratamento para todas as etapas do seu cronograma. Para isso, conte com a ajuda de uma marca consagrada no mercado, que ofereça os melhores produtos.
Quando o tratamento profissional com queratina é indicado?
Cuidar dos cabelos com queratina apresenta muitas vantagens para os fios. Porém, para o sucesso e para a adequação do procedimento, é primordial, inicialmente, identificar a condição deles.
Por exemplo, caíram no gosto da mulherada os procedimentos químicos, como alisamentos, coloração, tinturas e relaxamentos. Desse modo, cabelos que sofreram com esses procedimentos agressivos, muitas vezes, necessitam de cuidados maiores por ficarem vulneráveis.
No entanto, os tratamentos profissionais à base de queratina podem também reverter outros quadros de fios comprometidos, por exemplo, por processos químicos diversos, danos do dia a dia ou, ainda, pela falta de tempo para o cuidado com os cabelos.
A seguir, listamos três tratamentos comuns com queratina, então, inspire-se!
Cauterização dos fios ou plástica capilar
Independentemente do nome, esse é um processo de reconstrução menos invasivo aos fios. Ele diminui o aspecto quebradiço e sela os cabelos. É realizado a partir de algumas etapas, como a eliminação de resíduos anteriores, a hidratação com silicone, a carga de queratina e a finalização com a chapa.
Reconstrução capilar da fibra
Esse procedimento de reconstrução capilar da fibra com queratina é uma das técnicas mais comuns e recomendadas para cabelos extremamente danificados. O processo é intenso, sendo feito tal qual uma hidratação para introduzir substâncias específicas nos fios, como outras proteínas e minerais.
Nanoqueratinização dos fios
Aqui, é realizada uma escova especial após a aplicação da queratina líquida sobre o comprimento dos fios, finalizando com a chapa de cerâmica. O objetivo é devolver a hidratação, deixando os fios bonitos e fortes.
O uso excessivo da queratina é prejudicial?
Quando não existem vulnerabilidades, agressões ou danos ao cabelo e ocorre a exposição exagerada a produtos com base de queratina, poderá acontecer uma rigidez no fio, desencadeando prejuízos, como ressecamentos e quebras.
Por essa razão, respeite as orientações sobre o uso desse produto, zelando por um intervalo mínimo de aplicação, para, assim, garantir segurança e qualidade aos seus cabelos e aos seus procedimentos. Afinal, tudo em excesso não é legal, certo?
Pronto! Agora, você já sabe tudo sobre a importância da queratina no cabelo. Conhecer mais sobre os benefícios do seu uso é mais que um diferencial para a beleza, é uma atitude de autocuidado.
Por isso, siga as nossas dicas, escolha as melhores opções de produtos para a sua necessidade e busque o auxílio de uma marca que tenha fórmulas consagradas, para, assim, garantir o melhor desempenho e o resultado dos seus tratamentos com queratina.
Você gostou deste post sobre a importância da queratina no cabelo? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações com outros conteúdos: estamos no Facebook e no Instagram!