Ácido hialurônico para cabelo

Ácido hialurônico para cabelo: como usar na sua rotina capilar?

Conhecido e amado no mundo dos procedimentos estéticos, em especial, nas rotinas de cuidados com a pele, o ácido hialurônico caiu no gosto dos consumidores e ganhou muitos adeptos em pouco tempo, não é mesmo?

Essa fama e notoriedade ocorre pelos inúmeros benefícios de hidratação profunda, nutrição e regeneração que esse componente oferece, se tornando um ativo muito versátil que supera as fronteiras da harmonização facial ou, ainda, do skincare, para também trazer resultados incríveis aos cabelos!

Mas, a pergunta que fica no ar é: como usá-lo na rotina capilar?

Não se preocupe! Pensando nas principais dúvidas que surgem sobre esse tema, separamos um guia completo com dicas e informação para você entender sobre o ácido hialurônico para cabelo, conhecendo seus benefícios e a melhor forma de incluí-lo em sua rotina de cuidados com os fios. Acompanhe!

Entenda a importância do ácido hialurônico

Apesar do seu nome pouco convencional, o ácido hialurônico é um componente ativo naturalmente produzido pelo nosso organismo e está presente em nosso corpo, como nos ossos, cartilagens, músculos, pele e fios de cabelos.

Em regra, ele tem como funções estimular a produção de colágeno, regenerar fibras, lubrificar tecidos, reter hidratação, além de um forte poder antioxidante. Um verdadeiro combo de benefícios a todo o corpo.

Contudo, em decorrência do processo natural de envelhecimento, os níveis de ácido hialurônico em nosso organismo diminuem, fazendo-se necessário a reposição através dos tratamentos e cuidados específicos.

No caso especial dos cabelos, o desgaste desse ativo é, por sua vez, mais intenso e recorrente. Afinal, aliada à perda natural, há ainda, muitas vezes, o uso excessivo de fontes de calor e procedimentos químicos invasivos, como alisamentos, relaxamentos e colorações, que colaboram e intensificam a perda progressiva desse ácido (e de outros nutrientes), comprometendo a beleza e a saúde dos fios.

Por isso, nada melhor que investir em uma rotina capilar que reponha esse componente tão importante, certo?

Conheça os benefícios do ácido hialurônico para cabelo

O ácido hialurônico também está presente nas fórmulas dos cosméticos e possui inúmeras vantagens nos tratamentos para os cabelos, inclusive, tem a sua ação potencializada.

Por isso, não há o que se discutir, ele conquistou o seu espaço nos cuidados capilares e se tornou a base de alguns produtos que são os “queridinhos” para os fios. Listamos a seguir os seus principais benefícios, conheça!

Atua na reconstrução da fibra capilar

Esse ácido tem um poder reconstrutor muito forte, pois em contato com os fios é capaz de penetrar profundamente na fibra capilar, restaurando as camadas através da hidratação profunda. O resultado disso são cabelos sem os temidos efeitos do ressecamento, como o frizz, as pontas duplas e a porosidade.

Além disso, por ter uma ação umectante, ele devolve aos fios a maciez, além de deixá-los mais encorpados da raiz até as pontas, ou seja, fios com movimentos naturais e revitalizados.

Melhora a elasticidade

Cabelos danificados se tornam porosos, quebradiços e sem elasticidade. Isso, muitas vezes, acontece em virtude da não reposição dos nutrientes perdidos, inclusive, pelo não fechamento das cutículas.

Hábitos simples como pentear ou prender o cabelo, por exemplo, se tornam aterrorizantes, pois a tração feita pode comprometer o fio e todo o seu comprimento. Logo, apostar em produtos à base de ácido hialurônico, que atuam também na força, se torna indispensável para ter cabelos fortes, compridos e saudáveis.

Aumenta a resistência e o brilho

Por fechar as cutículas com o seu poder antioxidante, o ácido hialurônico é um excelente aliado na hidratação intensa dos cabelos, pois ele cria um efeito encapsulado no fio, o que dificulta a perda de água e o consequente ressecamento.

Dessa forma, temos fios mais bonitos, encorpados e resistentes às agressões e aos procedimentos usuais do dia a dia, além, é claro, de aumentar o brilho, ressaltando a beleza dos cabelos.

Pode ser usado em qualquer tipo de cabelo

Qualquer tipo de cabelo, independentemente da sua forma ou característica, pode aproveitar a versatilidade oferecida pelos tratamentos à base de ácido hialurônico.

No entanto, vale ressaltar que cabelos extremamente danificados necessitam de uma maior atenção. Dessa forma, talvez seja interessante investir em uma linha de tratamento completa, desde shampoos a óleos reparadores, para potencializar ainda mais esses benefícios.

Aprenda a incluir o ácido hialurônico em sua rotina de cuidados

Para desfrutar dos efeitos desse ativo estabeleça, inicialmente, a forma de uso mais adequada para você, que pode ser tanto diária, como no uso de produtos finalizadores e leave-ins, por exemplo, ou em seu cronograma capilar.

No caso do cronograma capilar, você deve observar os outros componentes que estão associados ao ácido hialurônico na máscara, pois são eles que indicam em qual etapa do cronograma capilar a máscara se enquadra. A partir daí, você vai escolher a frequência de aplicação da máscara de acordo com a necessidade do seus cabelos.

Você deve ter em mente que não existe receita exata ou correta para incluir o ácido hialurônico em sua rotina. Afinal, ele pode entrar em qualquer etapa, o importante é saber qual etapa é a máscara, testar os produtos a partir das suas preferências e necessidades.

Pronto! Agora você já conhece todas as dicas e informações sobre como incluir o ácido hialurônico em sua rotina de cuidados capilares, potencializando seus benefícios.

Siga as nossas dicas, avalie quais são as melhores opções para as necessidades dos seus fios e invista sempre em produtos de qualidade e de marcas consagradas no mercado. Esses cuidados farão toda a diferença na beleza, na força e na vitalidade dos seus cabelos!

Se você gostou das dicas, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem tudo sobre o ácido hialurônico para os cabelos. Que tal?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.