O que é umectação e quais os benefícios para os seus cabelos?
Lidar com cabelos secos, desalinhados e danificados é um grande desafio, não é mesmo? Afinal, além da autoestima, comprometem ainda a saúde e a beleza dos fios.
Mas não se preocupe! A solução para esses problemas é bem mais fácil do que se imagina: a umectação capilar! Esse tratamento simples surge como um grande aliado para restabelecer a saúde, a nutrição e, consequente, a beleza dos seus fios.
Por isso, pensando nas dúvidas que surgem sobre esse tema, separamos um guia completo com dicas e informações para você entender o que é umectação, como fazê-la, além de conhecer todos os benefícios para incluí-la na sua rotina de cuidados capilares. Vale a pena conferir. Acompanhe!
Afinal, o que é umectação capilar?
A umectação capilar é um tratamento que devolve aos cabelos os nutrientes perdidos. Em regra, é feito a partir da aplicação de óleos vegetais nos fios, mas também podem contar com o uso de uma linha de tratamento completa.
Para entendermos melhor a sua função, os cabelos possuem alguns componentes próprios, como proteínas, óleos e nutrientes que garantem à fibra capilar camadas de proteção, força e brilho.
Contudo, tais componentes se desgastam com a exposição ao sol, chuva, piscina, poluição, fontes de calor e processos químicos, por exemplo, intensificando essas perdas, o que resultam em cabelos secos e danificados.
Logo, a umectação, por ser feita a base de óleos e produtos de nutrição profunda, tem por objetivo devolver aos fios os nutrientes perdidos, combatendo, inclusive, os efeitos diversos do ressecamento, como o frizz, a porosidade e as pontas duplas.
Existem tipos de umectação capilar?
A umectação é realizada de um mesmo modo, aplicando os produtos nos fios para agirem, não existindo tipos de umectação.
A variação pode acontecer em relação ao momento da aplicação e a sua frequência. São conhecidas popularmente como umectação diurna (aquela feita durante o dia ou antes do banho) e umectação noturna (aquela feita à noite ou durante o sono).
Em relação ao período ou frequência correta para a realização, não existe resposta exata. Afinal, o importante aqui é observar as necessidades dos seus fios para oferecer o que eles precisam.
Mas, usualmente, acreditamos que intercalar em seu cronograma capilar a umectação a cada dez dias pode trazer resultados incríveis. Do mesmo modo, se seus fios forem cacheados ou crespos, o recomendado é que faça pelo menos uma vez na semana. Que tal a dica para cabelos perfeitos?
A umectação capilar substitui o cronograma capilar?
O cronograma capilar deve ser entendido como um combo de tratamentos que visam melhorar a saúde dos cabelos, oferecendo nutrição, hidratação e reconstrução aos fios.
A ideia dele é ir alternando os tratamentos, mas com ênfase naqueles em que o seu cabelo mais necessita, para um melhor resultado.
Logo, a umectação pode ser uma etapa na modalidade de nutrição dentro do seu cronograma capilar, mas não poderá substituí-lo totalmente, pois ela surge apenas como instrumento capaz de devolver aos cabelos os nutrientes perdidos e desgastados no dia a dia.
Por isso, invista em uma rotina de cuidados capilares com um cronograma capilar completo, para entender as necessidades dos seus fios. Isso fará toda a diferença em seus cabelos, certo?
Para quais tipos de cabelo é indicado a umectação capilar?
Esse tratamento pode ser feito em qualquer cabelo, inclusive, naqueles que estão em transição ou os que passaram por procedimentos químicos invasivos, como tinturas, relaxamentos ou alisamentos, por exemplo. Todos podem se beneficiar dos efeitos positivos da umectação, sem restrições.
Não obstante, a umectação é especialmente indicada para cabelos crespos, cacheados e encaracolados, isso porque a forma anatômica deles, em espiral, dificulta a distribuição dos óleos naturais em todo o comprimento do fio, principalmente nas pontas, que ficam ainda mais ressecadas.
Logo, quanto mais fechados forem as ondas dos fios, mais necessário se faz o uso da umectação para ter cabelos fortes, nutridos e saudáveis.
No caso dos cabelos naturalmente oleosos, não há necessidade de fazer constantemente essa etapa do tratamento. Por isso, seria importante estabelecer um cronograma capilar adequado para as características do seu cabelo, usando essa etapa de umectação com frequência mais espaçada, apenas para manter os fios alinhados e combater o frizz, evitando a porosidade e a opacidade.
Quais os reais benefícios da umectação capilar?
A umectação oferece incontáveis benefícios aos cabelos, em especial, devolve a saúde, o que consequentemente reflete em força e beleza dos fios. Listamos a seguir os principais benefícios desse tratamento. Inspire-se!
Fortalecimento do cabelo
Com a nutrição intensa, feita por esse tratamento, os fios crescerão mais rápido, ficarão mais fortes, evitando quedas, nós e quebras excessivas. Ou seja, você terá um cabelo bonito, grande e saudável.
Diminuição do frizz, porosidade e opacidade
Essas características são sinais que o cabelo está precisando de hidratação e nutrição. Com esse tratamento, além da reposição de líquidos e óleos, a umectação possibilitará que aquele fio cresça saudável e alinhado.
Aumento do brilho
Esse tratamento promove a restauração do brilho e da cor dos cabelos. Afinal, ele devolve os nutrientes perdidos, selando as cutículas e ressaltando a aparência saudável dos cabelos, inclusive, por mais tempo.
Controle e atrito dos fios
Fios fortes e resistentes são outros benefícios que esse tratamento oferece. Cabelos secos e opacos são mais frágeis e pouco elásticos, o que pode causar quebras excessivas e desnecessárias, comprometendo todo o fio.
Reposição dos nutrientes
É indispensável repor os nutrientes perdidos dos cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis. E para isso, manter uma rotina de cuidados com a umectação se torna indispensável, afinal esse é o seu objetivo principal.
Como realizar a umectação capilar?
Para isso é preciso definir quais produtos serão utilizados. Por isso, opte sempre por itens de qualidade, que tenham como base matérias-primas de excelência.
Em regra, grande parte das receitas para a umectação dos fios contempla o uso isolado do óleo vegetal, que poder ser de coco, rícino, mandioca, argan etc. No entanto, se preferir, ele pode ser usado com outros cremes e máscaras, a depender da linha de tratamento escolhida e da sua preferência.
Dessa forma, com o cabelo seco, separe em mechas, passe o óleo e enluve os fios. Deixe agir por, no mínimo, trinta minutos e finalize com a lavagem do cabelo, usando os demais itens da linha de tratamento.
Existem várias técnicas de umectação dos fios disponíveis no mercado. Por isso, conheça, teste e escolha a sua preferida. Esse é o caminho para descobrir o que é perfeito para você e para os seus fios!
Pronto! Gostou de saber sobre o que é umectação, como fazê-la, além de conhecer seus benefícios para os cabelos? Esperamos que sim! Por isso, sigas nossas dicas, avalie quais são as melhores opções de produtos de tratamento para as necessidades dos seus fios e busque sempre por maracas que disponibilize itens com qualidade e excelência.
Você curtiu esse post? Então, aproveite, visite a nossa página e conheça os nossos produtos e linhas de tratamento. Você vai se surpreender!